Home / Prefeitura / Porto das Naus, em SV, terá restauração agilizada pela prefeitura
Porto das Naus, em SV, terá restauração agilizada pela prefeitura

Porto das Naus, em SV, terá restauração agilizada pela prefeitura

Abandonado há anos, o local histórico deve passar por obras em breve

“É importante que as ideias da sociedade civil organizada se somem às da Secult. Temos problemas graves com nosso patrimônio, mas também existem caminhos; alguns com solução a médio prazo”. Dessa forma o secretário da Cultura de São Vicente, Amauri Alves, abriu o encontro setorial relativo a Patrimônio Histórico, quarta-feira (24) à noite, no teatro do Parque Cultural Vila de São Vicente, onde estiveram historiadores da Cidade e representantes de várias entidades culturais.

Semanalmente, a Secult vem promovendo encontros com produtores culturais em segmentos específicos, depois da reunião geral de apresentação de projetos que levou cerca de duzentas pessoas ao Centro de Convenções, no início do mês. No encontro desta semana, o tema principal foi a recuperação do Porto das Naus, no Japuí, para novas pesquisas e, como consequência direta, a retomada do local como atração turística.

Verba - Segundo Amauri, além de um projeto já existente, há uma verba externa que estaria destinada à recuperação do lugar. “E preciso agilizar todo o processo para que esse recurso não seja perdido”, explicou o secretário, que na ocasião convocou os membros do Conselho do Patrimônio Histórico de São Vicente, os historiadores e demais interessados para que somem forças em favor do setor.

O Porto das Naus data do século XVI e é considerado o primeiro trapiche (atracadouro de madeira em estacas) alfandegário do País, o que significa dizer o primeiro ponto de comércio entre os navios que chegavam à região, próximo da atual Ponte Pênsil. O local é tombado pelo Patrimônio nos níveis federal, estadual e municipal.

Entre os participantes do encontro estavam o presidente do Condephasv, Marcos Braga; Maurício Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Cultura; e Regina Dias, da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios.

Novos encontros – Seguindo a agenda de encontros setoriais, a próxima reunião será no dia 8 de maio, às 19h30, no teatro do Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, Centro), com o tema Artesanato; no dia 15 – Música; dia 22 – Dança; e dia 29 – Literatura.

Comments are closed.

Scroll To Top