Home / Cotidiano / Dez barracos são removidos na Vila Ema, em São Vicente
Dez barracos são removidos na Vila Ema, em São Vicente

Dez barracos são removidos na Vila Ema, em São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal, junto à Polícia Militar fez um balanço da primeira operação neste ano para conter novas construções em áreas de preservação no Município.

O objetivo é impedir esse tipo de infração logo no início, quando ainda pequenos grupos começam a montar as estruturas para erguer barracos de madeira em terrenos não autorizados.

Durante operação no bairro Vila Ema, Área Continental da Cidade, foram removidos 10 barracos em fase de construção e áreas que já estavam demarcadas, como lotes e que provavelmente receberiam novas invasões. O local é área preservação ambiental. A medida atende a lei municipal complementar nº 271 de 1999, que trata da ocupação de solo.

“O Pelotão Ambiental faz acompanhamento dessas áreas e não descarta a possibilidade de novas ações caso sejam identificadas novas invasões,” explica o diretor da Guarda Municipal de São Vicente, Antonio Guimarães.

Prevenção

Terrenos com início de construção são mais difíceis de diagnosticar, mas quando descobertos são de suma importância. A Defesa Civil em parceria com os órgãos competentes desmonta as estruturas com as devidas autorizações. Os organizadores da operação lembram que quando esse processo já está no final, a desocupação por meios legais fica mais complicada.

Déficit habitacional

São Vicente tem um déficit habitacional de 27 mil moradias. Para diminuir essa demanda estão em andamento vários projetos habitacionais. Entre eles: construção de 1.225 unidades habitacionais no Tancredo Neves, pelo Programa Minha Casa Minha Vida; 600 apartamentos do Conjunto Habitacional Rio Branco, na Área Continental, sendo que 200 serão entregues ainda nesse semestre; 416 apartamentos no Conjunto Bitaru II, com previsão de entrega até o final do ano; 380 unidades na Vila Ema também pelo Programa Minha Casa Minha Vida, também com previsão de entrega ainda no primeiro semestre.

Comments are closed.

Scroll To Top