Home / Cultura / Circular Historias leva teatro as escolas e a comunidade de São Vicente
Circular Historias leva teatro as escolas e a comunidade de São Vicente

Circular Historias leva teatro as escolas e a comunidade de São Vicente

Quem já não ouviu, sem querer, a história de alguém, simplesmente por estar na mesma viagem, dentro de um ônibus? Quem já não cruzou com pessoas incríveis em passeios de ônibus e que depois nunca mais encontrou? Foi pensando nessas situações que Talita Berthi e Douglas Zanovelli resolveram criar o projeto Circular: Histórias do Mar. Usando um ônibus urbano adaptado para apresentações teatrais, eles e seus atores circulam por escolas públicas e oferecem aos alunos entrada gratuita em sessões pelas manhãs e tardes.

Dentro do ônibus foi criado um ambiente aconchegante para valorizar o ato de escutar, observar, sentir e compartilhar, onde o espectador vive a cena ao lado do ator. “O público é testemunha presente dos sentimentos mais puros dos personagens e transcende junto com ele as barreiras do real e do imaginário” explica Talita Berthi, produtora do projeto.

O espetáculo Histórias do Mar que integra a programação foi montado exclusivamente para o ônibus, utilizando recursos de maquinarias e traquitanas para movimentar bonecos, tecidos e criar efeitos de som e luz.  Na temática do espetáculo, o Grupo Teatro Aberto interage com o universo da região, pois traz fatos e personagens ligados ao mar e à cultura caiçara. “Queremos levar para os alunos um pouco do universo da cultura caiçara, seu modo de viver em harmonia com o meio ambiente, suas festas e sua ligação com os mistérios do mar” explica Douglas Zanovelli, autor do texto. O texto tem a direção de Ednaldo Freire, dramaturgia de Douglas Zanovelli e conta com Edivaldo Costa e Rogério Ramos no elenco.

Locais onde o ônibus ficará estacionado:

Apresentações exclusivas para as escolas municipais de São Vicente entre os dias 10 e  23 de Abril.

15/04 – segunda EMEF Francisco Martins dos Santos – Jardim Rio Branco

16/04 –  terça EMEF Raul Rocha do Amaral – Vila Ponte Nova

17/04 – quarta EMEF Prefeito José Meirelles – Quarentenário

18/04 – quinta EMEIEF Maria Mathilde de Santana – Japuí

19/04 – sexta EMEF Prefeito Jonas Rodrigues – Parque Bitaru

22/04 – segunda EMEIEF Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva – Tancredo Neves

23/04 –  terça EMEF Prof. Luiz Pinho de Carvalho Filho – Humaitá

Apresentações gratuitas a toda a comunidade  com exibições de cinema , todos os dias entre 10 e 23 de Abril  sempre as 18h  (limite de 45 pessoas por sessão / retirar ingresso gratuito no local com 30 minutos de antecedência).

Comments are closed.

Scroll To Top